IPVA 2021 Bahia → Valor, Consulta, Tabela, Pagamento

O IPVA 2021 BA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O IPVA 2021 BA é obrigatório para todos aqueles que possuem algum tipo de veículo, desde motos, carros e até mesmo caminhões.

No caso do Detran Bahia, o IPVA começa a cobrança no início do ano, daí a necessidade de ficar atento a tabela atualizada.

Para te ajudar a pagar o IPVA 2021, confira aqui o passo a passo completo do imposto obrigatório e tudo o que você precisa saber para fazer a consulta de valores e emissão do boleto para fazer o pagamento em dia.

Consulta IPVA 2021 BA

A consulta IPVA 2021 BA é online e deve ser feita através do Portal de Serviços Detran baiano. Afinal, o Departamento Estadual de Trânsito é o órgão responsável pelo IPVA e por todos os outros impostos e cobranças referentes ao trânsito.

Como Consultar IPVA 2021

Na Bahia, para consultar o IPVA e outras informações a respeito do seu veículo, siga os passos abaixo:

1- Acesse o portal do Detran BA,

2- Em “Veículos”, clique em “Licenciamento, IPVA, DPVAT e multas”.
Como Consultar IPVA 2021

3- Digite o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores),

4- Selecione a opção “Não sou um robô”. Clique em “Pesquisar”.
Como Consultar IPVA 2021

Na próxima tela, aparecerá o resultado da sua busca, incluindo todos os débitos pendentes que o seu veículo possa ter.

Valor IPVA 2021 BA

O valor do IPVA Bahia não é fixo, já que varia de acordo com a tabela FIPE e a alíquota determinada pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda) para o ano.

Outra variante do valor é o porte e tipo do veículo. Caminhões costumam pagar um percentual menor, já veículos utilitários pagam um percentual maior.

A tabela IPVA 2021 BA ainda não foi divulgado. Provavelmente isso acontecerá ao final do ano de 2020.

Para calcular o valor do seu IPVA, basta multiplicar o valor venal do seu veículo pela alíquota do imposto. Para saber o valor venal do seu veículo, consulte a tabela Fipe 2021.

Mas, como saber o prazo exato de vencimento do IPVA 2021? Esta informação pode ser obtida no site oficial da Sefaz BA, como indicado no passo a passo a seguir:

1- Acesse o site da Sefaz,

2- Clique em “inspetoria eletrônica”,

3- Selecione “IPVA”.
Tabela IPVA 2021 BA

4- Clique em “calendário”.
Tabela IPVA 2021 BA

Para veículos novos

O IPVA 2021 BA tem como base de cálculo o valor da nota fiscal de aquisição do veículo. Além disso, o imposto é devido proporcionalmente aos meses restantes do ano de exercício e a conta é feita a partir do mês de aquisição.

No que se refere à data de pagamento do imposto, o vencimento do IPVA 2021 do veículo novo (zero km) é em até 30 dias depois da data de emissão da nota fiscal.

Para veículos usados

O IPVA é calculado com base no valor venal (de venda) do veículo. Há, também, a aplicação de alíquota estabelecida pela tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Essa alíquota varia anualmente, mas de modo geral costuma ficar entre 1% (ônibus, caminhões, máquinas, motocicletas, entre outros) e 3% (veículos movidos a óleo diesel).

Pagamento IPVA 2021 BA

Como fazer pagamento do IPVA no Detran BA

Há três formas de pagar o IPVA 2021 BA:

  • À vista, no mês de janeiro com desconto de 5%;
  • À vista, no mês de fevereiro sem desconto;
  • Valor total parcelado em três vezes iguais, sendo janeiro, fevereiro e março.

O boleto pode ser pago em qualquer casa lotérica ou nas agências bancárias. Outra maneira de pagar o IPVA, é acessando o Internet Banking de um computador seguro. Em “Pagamentos” procure pela opção “veículos” e “IPVA”. Ao clicar, abrirá as opções e formas de pagamento disponíveis. Basta selecionar e a forma que deseja e pagar.

No mês de janeiro, junto com a primeira parcela ou no pagamento a vista, você também pagará o DPVAT, que é o seguro obrigatório.

São disponibilizadas três formas de pagamento do IPVA 2021 BA. A seguir, indicamos quais são elas. Confira e veja qual é perfeita para seu perfil:

  • Pagamento à vista (cota única) com desconto de 10% (data máxima de vencimento em fevereiro);
  • Pagamento à vista (cota única) com desconto de 5% (data máxima de vencimento corresponde à da primeira parcela);
  • Parcelado em até três vezes, se o valor do exercício atual for acima de R$120,00.

O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil ou Bradesco, basta informar o Renavam, dado que está disponível no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Tabela IPVA 2021 BA

A data do vencimento do pagamento do IPVA 2021 BA varia de acordo com o final da placa do veículo. Para saber qual é a data de vencimento do seu imposto, é necessário conferir a tabela de pagamento IPVA.

A tabela para o ano ainda não foi divulgada, mas os pagamentos devem ser efetuados até o mês de março.

Consequências de não pagar IPVA 2021 BA

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

O IPVA 2021 BA é um imposto obrigatório e, deixar de pagá-lo pode causar grandes transtornos. A princípio, o pagamento acumula juros e multas por atraso. Isso é válido também para quem paga o IPVA atrasado.

Caso não haja o pagamento, o contribuinte (dono do veículo) poderá ter seu nome inserido da dívida ativa do município. Neste caso, os custos para resolver a situação aumentam. Os juros variam de 4% até 20% do valor devido.

Além disso, quando o nome está na dívida ativa, a pessoa poderá perder seus bens através de execução. E, vender o veículo com impostos atrasados pode ser uma grande dor de cabeça, já que é preciso quitar todos os débitos para realizar a transferência de proprietário.

Outra consequência do não pagamento do IPVA 2021 BA é que você não conseguirá fazer o licenciamento do veículo. E, sem o licenciamento você estará impedido de rodar por qualquer via pública. Caso você seja pego dirigindo sem o licenciamento, o carro será apreendido.

Para a liberação do veículo, você terá que quitar todos os débitos: IPVA atrasado, licenciamento, multas e os dias que o carro ficar no pátio durante a apreensão.

Logo, é muito melhor efetuar o pagamento dentro do prazo, não é mesmo?

Comente